Novo livro de Lavareda revisita obra de Olavo Brasil

Reforma política no Brasil, as migrações partidárias na Câmara dos Deputados, os sistemas partidários e a moldura das campanhas eleitorais. Esses são alguns temas que permeiam o livro “A Relevância da Ciência Política – Comentários à contribuição de Olavo Brasil de Lima Jr.”, recém-lançado pela Editora Revan e que reúne um compêndio dos principais especialistas no tema em todo o país.

A organização do livro foi feita pelo sociólogo Antonio Lavareda e pelo cientista político Gláucio Ary Soares. Na obra, eles buscaram homenagear Olavo Brasil através de textos inéditos do pesquisador, além de contribuições com revisões e atualizações de sua obra.

Falecido em 1999, Olavo Brasil foi o fundador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e da Associação Brasileira de Ciência Política. Ele também foi o orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado dos principais nomes da ciência política brasileira atuantes no mercado e nas instituições públicas e privadas no país, como o próprio Antonio Lavareda, além de José Antonio Giusti (UFRGS) e Octavio Amorim Neto (FGV).

Entre as análises feitas, a dificuldade em implantar reformas não seriam resultado do formato de sistema partidário ou da obstrução de partidos de esquerda, mas das próprias dificuldades do governo em negociar com os partidos que o apoiam, mudanças mais palatáveis a seus interesses.

A obra, que custa R$ 48,00, está disponível para venda através do site da editora, no endereço http://www.revan.com.br.