Palco da convenção do PSB, Brasília vive clima de Copa

Na véspera da convenção do PSB que homologará a candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na corrida ao Planalto, tendo como vice a ex-senadora Marina Silva, da Rede de Sustentabilidade, Brasília vive clima efervescente de Copa do Mundo. Foi aqui, onde desembarquei logo cedo, que o Brasil despachou a seleção de Camarões por 4 x 1, no Mané Garrincha.

A capital do país e sede do poder virou, nos últimos dias, a “Capital do País e do Futebol”, conforme aparece a frase estampada em letreiros coloridos no aeroporto e nos principais pontos movimentados da cidade. A rede hoteleira está com 100% da sua capacidade ocupada, com turistas de todas as partes do mundo.

Nas áreas próximas aos setores hoteleiros sul e norte, é muito fácil se deparar com americanos, japoneses, franceses, espanhóis, chilenos, paraguaios, colombianos, enfim, gente de todas as nacionalidades, que lotam restaurantes, bares e botecos da cidade.

Anny Francis, 36 anos, veio de Boston, fala razoavelmente português e diz que está curtindo muito o Brasil. Ela conta que já passou pelo Rio de Janeiro e Salvador e está encantada com o Brasil.

Enquanto isso, no Centro de Convenções Internacional, localizado no Setor de Clubes Sul de Brasília, a movimentação da convenção do PSB começou discreta, mas no início da tarde já começou a tomar forma para sediar um grande ato.

O PSB quer oficializar Eduardo e Marina, amanhã, numa convenção em estilo americano, com muitos telões, jogos de luzes, muito som ambiente e animação. “Vamos fazer uma convenção que vai ficar marcada na história deste país”, diz Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB, um dos organizadores do evento.

Não há, ainda, uma previsão do número de participantes da convenção, mas chegarão a Brasília hoje e amanhã cedo delegações de todo o país, sendo a maior a de Pernambuco, que começou a bater o ponto em Brasília logo cedo.

O primeiro a chegar foi o governador João Lyra Neto. “Não tenho dúvida da grande festa que marcará amanhã a largada oficial da campanha de Eduardo ao Planalto”, disse Lyra, que veio acompanhado da filha, a deputada estadual Raquel Lyra, que também é delegada na convenção, e o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez.