Valor. Na tentativa de melhorar a popularidade depois dos protestos de junho de 2013, o Governo Federal reforçou a divulgação de suas ações no Twitter. De acordo com um estudo feito pela agência de relações públicas Burson-Marsteller, a presidente Dilma Rousseff (PT) mudou a estratégia de comunicação de sua gestão no fim do ano passado e ampliou a participação na rede social. Depois de três anos sem escrever na rede social, a presidente voltou a publicar no microblog em setembro do ano passado. Os resultados do estudo anual “Twiplomacy”, que analisa a influência e a atividade dos principais líderes mundiais no Twitter, apontam que a presidente tem 91,3% dos seus posts retweetados por seus mais de 2,2 milhões de seguidores e aumentou sua frequência de publicações para 1,10 tweets por dia. Além de ampliar a publicação de comentários na rede social, o Governo Federal facilitou a identificação de órgãos governamentais na rede social. A gestão está presente no Twitter por meio dos perfis @dilmabr, @imprensapr, @brazilgovnews, @itamaratygovbr e @casacivilbr. Protestos – O estudo aponta a maior exposição do governo nas redes sociais como uma forma de estabelecer um diálogo mais próximo com a população e responder aos protestos que tomam conta do país desde junho de 2013. De acordo com a pesquisa mais recente feita pelo Instituto Datafolha, divulgada no início do mês, a reprovação à presidente é a maior desde o início do mandato. O governo é aprovado por 33% dos eleitores, considerado regular por 38% e desaprovado por 28%. |