Menos de um mês após a Folha de Pernambuco revelar a existência de indícios de sobrepreços em um pregão eletrônico do Detran-PE – para a aquisição de equipamento para realização de vistoria eletrônica (nº 054/2014), o PSDB entrega o comando do órgão. O presidente do partido no Estado, o deputado federal Bruno Araújo, conversou há pouco com o governador João Lyra Neto (PSB) e o informou que a legenda abre mão do espaço, deixando o socialista à vontade para indicar um substituto para o atual diretor-presidente Caio Mello (PSDB).
Há cerca de duas semanas, o nome de Mello perdeu força dentro do PSDB e importantes membros do comando da legenda teriam pedido para que ele entregasse um pedido de exoneração. Parte dos tucanos pernambucanos entendiam que o correligionário não conseguiu dar respostas efetivas a procedimentos que levantaram suspeição.
O governador João Lyra Neto ainda não se pronunciou oficialmente. Contudo, segundo informações de bastidor, ele poderia esperar o término da auditoria que está sendo realizada pela Controladoria Geral do Estado em casos como o pregão 054/2014. O PSDB, no entanto, seguirá à frente da Secretaria de Cidades, que abriga o Detran.
O pregão em questão permitiria ao Detran a aquisição de 400 câmaras, softwares e outros equipamentos relacionados à vistoria eletrônica. O preço obtido no certame (R$ 16 mil por cada câmara) superou muitas vezes os valores levantados pela Folha de Pernambuco para a compra de item idêntico. O modelo adotado pelo órgão pode ser adquirido por aproximadamente R$ 800,00.
