O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Janeiro (TRE-RJ) determinou que uma coluna escrita pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência, seja retirada do site do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a publicação, o juiz Guilherme Pedrosa Lopes avaliou que o jornal e o político realizaram propaganda eleitoral antecipada em um texto intitulado “O fim da miséria”, publicado no dia 26 de maio deste ano. Nele, Aécio relata as “visões” e “compromissos” do partido para combater as desigualdades sociais.
Crédito:José Cruz/ AgBr

Senador é colunista da “Folha” desde 2011
No dia seguinte à publicação, uma denúncia anônima foi encaminhada ao setor de fiscalização do TRE. O documento aponta que o senador utiliza o jornal e a “mídia em geral” para promover campanha fora do prazo.
“É uma violência contra a liberdade de expressão. A coluna era uma manifestação de opinião legítima para aquele espaço”, pontuou o advogado da Folha de S.Paulo, Luís Francisco Carvalho Filho.
A decisão foi publicada no último dia 28 de maio, mas o jornal diz que foi notificado apenas na última terça-feira (10/6). A publicação disse que não vai retirar o texto do ar e que recorrerá do caso.
O senador, que escreve para a Folha desde julho de 2011, disse que ainda não foi notificado da decisão e que o artigo tratava de “assunto de interesse nacional”. O político deixará de escrever para o veículo a partir da próxima segunda-feira (16/6), quando será oficializado candidato do PSDB à Presidência.