Hospital Mestre Vitalino já funciona neste domingo

Severino Vitalino entrega peças de barros ao ministro da Saúde e ao governador de Pernambuco (Foto: Jael Soares/ G1)
Severino entrega peças de barro a Arthur Chioro e João Lyra Neto (Foto: Jael Soares/ G1)

Do Portal G1 Pernambuco

Situado às margens da BR-104 em Caruaru, no Agreste, o Hospital Mestre Vitalino passa a funcionar neste domingo (15). A unidade atenderá a aproximadamente 2.400 pessoas por mês com 30% da capacidade nos primeiros três meses. O percentual é correspondente à emergência, ambulatório e enfermaria com 31 leitos de clínica médica, além de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 40 leitos. Igualmente estarão ativos “exames de patologia clínica, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, fisioterapia, anatomia e ecocardiograma”, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

A inauguração ocorreu neste sábado (14) com a presença do ministro Arthur Chioro, da Saúde, do governador João Lyra Neto (PSB), do prefeito José Queiroz (PDT) e demais autoridades federais, estaduais e municipais.
Filho do mestre pede atenção
A família do mestre artesão também esteve presente e Severino Vitalino, filho do homenageado, entregou peças de barro ao ministro e ao governador. Antes, declarou: “São 51 anos de morte do Mestre Vitalino, mas eu como filho – e aqui também se encontra outro irmão meu, Manoel, e sobrinhas – com muito prazer quero deixar essa alegria”. Mesmo feliz, não deixou de solicitar: “E pedir ao meu povo a Justiça à nossa cultura, à nossa saúde. E quem faz esse hospital, que receba nossos irmãos com muito carinho”. O ministro Chioro explicou que federação e estado devem se unir para garantir o funcionamento.

Mais detalhes
O Hospital Mestre Vitalino tem aproximadamente 47 mil metros quadrados e “realizará mensalmente 3.423 consultas, 3.593 atendimentos de emergência e 960 internações” para um público de 1,7 milhão de habitantes, segundo a assessoria da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Este departamento explica que a unidade “funcionará como referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], Corpo de Bombeiros, UPA [Unidade de Pronto Atendimento] ou Central de Regulação de Leitos” de mais de 50 municípios da região. Quando estiver em funcionamento pleno, estarão disponíveis as especialidades de cirurgia geral, neurologia clínica, cirurgia vascular, cardiologia, oncologia e urologia. A Fundação Altino Ventura será a responsável pela administração