Assessor de Dirceu treinou Cerveró para depor em CPI

O Globo.

Tido como “homem-bomba” no início do debate sobre a compra da Refinaria de Pasadena, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, submeteu-se a um treinamento para depor na CPI da Petrobras, com um profissional de comunicação ligado ao Partido dos Trabalhadores. Ednilson Machado, que comandou o “media training” com o ex-dirigente, é assessor de imprensa do ex-ministro José Dirceu (PT) e manteve a função, mesmo após a prisão do petista por sua condenação no processo do mensalão.

Cerveró negou, por meio de seu advogado, ter feito acordo para mudar sua versão dos fatos. Machado, por sua vez, confirmou ter realizado um treinamento de “alinhamento de mensagem” com Cerveró, mas não deu detalhes nem disse quem pagou pelo serviço.

O treinamento ocorreu no Rio de Janeiro, em maio, pouco antes do depoimento de Cerveró à CPI da Petrobras. A equipe de Machado simulou o ambiente da comissão, com o uso de câmera e a realização de questionamentos. Uma fonoaudióloga acompanhou o desempenho do ex-diretor e ajudou a orientá-lo.

Edson Ribeiro, advogado de Nestor Cerveró, disse não ter informações sobre o treinamento, mas negou algum acordo. “Não fiz acordo ou alinhamento de declarações com ninguém. Meu compromisso é com a verdade”, disse Cerveró, por meio de seu advogado.