Yuchi Nishimura foi um dos principais personagens nesta quinta-feira da apertada vitória doBrasil sobre a Croácia, por 3 a 1, pela abertura da Copa do Mundo de 2014, na Arena Corinthians. O árbitro, 42 anos, está em seu segundo Mundial e havia apitado a eliminação brasileira diante da Holanda, por 2 a 1, pelas quartas de final da Copa da África do Sul, em 2010.
Na ocasião, o juiz nipônico foi muito criticado por ter permitido que os holandeses “abusassem” das faltas. Ele também expulsou o volante Felipe Melo após entrada no holandês Arjen Robben.
Em Itaquera, o japonês se “redimiu” e irritou os jogadores na Croácia. Ainda no primeiro tempo, ele deu um cartão amarelo para Neymar após atingir com o braço Luka Modric, mas o jogador da Croácia foi visto no intervalo conversando com a arbitragem reclamando da “punição branda”.
Aos 36min do segundo tempo, o juiz acertou, mas foi pressionado de novo pelos croatas. Olic fez falta em Júlio César e os ex-iugoslavos colocaram a bola para dentro das redes, mas o gol foi bem anulado. Oscar definiu o placar final no final da partida, aos 45min.
A Seleção irá conviver durante o Mundial com o estigma de ser acusado de contar com o apoio da arbitragem por ser o país-sede. Na história, Inglaterra (1966), Argentina (1978) eCoreia do Sul (2002) até hoje sofrem com piadas e rumores sobre o apoio da arbitragem nas Copas que receberam. (Portal Terra)