À época do sorteio para a Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari disse que havia “um ou dois (grupos) com dificuldade maior” do que o A, onde está o Brasil. Às vésperas da Copa, a preocupação não se mede pela posição dos times no ranking da Fifa, nem pelas chaves nos quais estão agrupados. A preocupação agora tem nome: Croácia.
A Croácia não põe medo exatamente pela posição que ocupa (18º no ranking, enquanto o Brasil é o 3º), mas sim pela dificuldade experimentada pela seleção no amistoso contra a Sérvia, rival escolhida justamente para simular o jogo contra os croatas. Dificuldades à parte, também pesa a ansiedade da estreia.
Modric (10) foi citado por Felipão como um dos croatas que merecem atenção especial
Tecnicamente, Felipão espera uma equipe mais qualificada que a dos sérvios. “Acho que uma das principais diferenças é que a Croácia tem jogadores mais criativos no meio-campo, que são o Rakitic e o Modric. São jogadores que erram poucos passes. Vamos fazer uma marcação na saída desses dois jogadores principalmente, para dificultar”, disse o técnico após o 1 a 0 diante da Sérvia no Morumbi.
Um dia antes, o treinador já havia dito que o primeiro jogo merece atenção especial. “O que mais preocupa é a Croácia, primeiro porque é um bom time, mas o mais importante de vencer o primeiro jogo é ter a possibilidade de jogar mal e tropeçar nos seguintes e ainda assim classificarmos.”
O capitão Thiago Silva também colocou o duelo da estreia como o mais difícil. “O primeiro (jogo) tem a ansiedade, o nervosismo, a festa antes do jogo. Mas a gente sabe da responsabilidade”, falou à BBC Brasil também depois do último amistoso.
Outro que espera um confronto difícil no jogo inaugural, quinta-feira, em São Paulo, é o jornalista Juca Kfouri, comentarista da ESPN e colunista da Folha de S. Paulo.
“A principal dificuldade é contra a Croácia porque é a estreia e por ser a mais qualificada dos três. Camarões fez um amistoso muito bom contra a Alemanha, e não deve estranhar o clima. Não pode também desrespeitar o México pela tradição recente de ganhar do Brasil. Mas acho que avançam Brasil e Croácia mesmo”, disse à BBC Brasil.
Mas o Brasil também não pode desdenhar de outros adversários da primeira fase, como México (20º, no ranking da Fifa) e Camarões (56º). Veja quais são os desafios da seleção de Felipão na primeira fase: