PEN pode lançar candidato próprio ao Governo do Estado

O secretário-executivo do diretório estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN), Michel da Matta, comunicou, nesta terça-feira (27), sua decisão de se lançar candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de outubro próximo. Apesar de a legenda integrar a base aliada da Frente Popular de Pernambuco, por meio do secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Fred Oliveira, os rumos adotados pela direção da sigla e a falta de espaço disponibilizado dentro do governo podem estremecer o apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB).

“Infelizmente, o ex-governador Eduardo Campos (PSB) tem sido deselegante conosco, principalmente comigo, que fui responsável por todo esse gesto no sentido de levar o partido para sua base aliada. E é por essa falta de cortesia que estou me colocando como pré-candidato ao Governo do Estado”, disse Michel. “Coloquei a situação para a executiva nacional e essa decisão vai ser levada adiante independente do posicionamento de Fred Oliveira [presidente do PEN de Pernambuco]”, completou.

Questionado se sua pré-candidatura poderia ser lida como uma possível saída da Frente Popular, Michel da Matta disse apenas que esse é um cenário que só será avaliado após a convenção que irá legitimar ou não seu nome como postulante ao Palácio do Campo das Princesas. “O que realmente interessa agora é apresentar o partido como mais uma opção e levar adiante as bandeiras do meio ambiente e sustentabilidade”.

Michel aproveitou o ensejo e endureceu as críticas à gestão de Fred Oliveira, que, segundo ele, conduz a legenda por um caminho que não o da visibilidade. “Apesar de termos hoje mais de quinze mil filiados no país, um número bastante considerável, temos hoje, no estado, apenas sete filiados. Isso é resultado da falta de articulação de Fred Oliveira, que, por motivos até então desconhecidos, não implementa políticas que nos coloque em evidência”.

Fred Oliveira não foi encontrado pela reportagem para comentar os assuntos abordados na matéria. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, o gestor encontrava-se em reunião com o prefeito Geraldo Julio (PSB) no momento do contato.