Na última sexta-feira e sábado (23 e 24/5), a Polícia Militar do estado do Paraná realizou o curso voltado para jornalistas “Sobrevivência em Ambientes Hostis”. O objetivo, segundo a PM, é capacitar os profissionais de imprensa para atuar em manifestações violentas, garantindo sua integridade física e a de seu trabalho.
Segundo o portal Paraná Online, o treinamento foi realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais (PR). O curso durou sete horas e passou por cinco módulos: “administração do risco profissional”, “gerenciamento de crise e comportamento da multidão”, “a postura do profissional de imprensa frente às manifestações e grandes eventos”, “estudos e efeitos dos agentes químicos e munições menos que letais” e “bombas caseiras e outros artefatos explosivos”.
A PM demonstrou os usos e efeitos de diferentes bombas usadas em manifestações violentas e como os jornalistas podem identificar cenários de perigo em protestos de rua. O curso mostrou ainda como os profissionais devem se posicionar em determinadas circunstâncias, de modo a não se ferirem e conseguirem boas imagens.