Ganhadora de várias medalhas em diversas competições no pentatlo moderno, Yane Marques recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), um título que ainda não constava na sua galeria de troféus: a cidadania recifense. A homenagem, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), foi concedida durante solenidade no plenário da Câmara Municipal do Recife. Entre as autoridades presentes à sessão, presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), estavam o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB); o desembargador Alberto Nogueira, do Tribunal de Justiça do Estado; e o secretário de Esportes do Recife, George Braga, além da cantora Maria Dapaz, que cantou duas músicas em homenagem à pentatleta, que estava acompanhada da mãe, Gorete, e familiares.
De acordo com a vereadora Aline Mariano, a homenagem prestada à conterrânea foi importante pelo forte laço que a atleta sempre teve com a cidade do Recife. “Yane chegou ao Recife com 11 anos de idade para praticar natação no Clube Náutico Capibaribe. Daí em diante partiu para novos desafios, encontrando no pentatlo o esporte que lhe traria tantas glórias e reconhecimento. Foi aqui no Recife que essa sertaneja deu os primeiros passos para ser a Yane Marques que o Brasil e o mundo conhecem. Yane é um orgulho para todos os pernambucanos”, destacou.
Depois de receber das mãos da vereadora o titulo de cidadã, Yane subiu à tribuna da Câmara do Recife para agradecer a iniciativa da parlamentar tucana. “Confesso que passei algumas horas pesquisando o significado e a importância de receber um título de cidadania. Até passou pela minha cabeça que a partir de hoje eu teria dupla naturalidade, sendo metade afogadense, metade recifense”, afirmou.
E acrescentou: “Percebi então que o título era um sinal claro de reconhecimento pelos resultados obtidos e por tudo de bom que já conquistamos pelo nosso país. Fico feliz que meus resultados no esporte tenham sido relevantes para esta cidade. Já me sentia recifense e agora sou oficialmente”.
fonte:blogdomagno |



