Peça publicitária em área nobre de SP esconde jovem negro e causa indignação na web

O jornalista César Hernandes flagrou no último sábado (17/5) uma cena que lhe causou indignação. Ele passava pelo cruzamento da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul da capital paulista, quando se deparou com um jovem negro que segurava uma placa de anúncio imobiliário. O material cobria seu corpo com a imagem em tamanho real de um homem branco e de olhos claros.
Crédito:Reprodução/Facebook
Jornalista mostrou indignação com ação publicitária de construtora
Hernandes resolveu fazer uma foto e divulgar em sua página no Facebook. A imagem gerou dezenas de comentários indignados e mais de 1.900 compartilhamentos até a manhã desta terça-feira (20/5). “A sociedade, como é hoje, está falida”, publicou o jornalista na legenda da fotografia.
“A minha intenção é reverberar (ao máximo) essa campanha publicitária nojenta, de quinta categoria, desprezível sob todos os aspectos. Talvez isso não mude nada na vida desse pobre rapaz, não dê a ele a cidadania plena e muito menos um emprego digno, mas tenho certeza de que essas incorporadoras pensarão duas vezes antes de bancarem ações fascistas como essa”, escreveu ele.
Segundo ele, o jovem parecia ter, no máximo, 17 anos. “O rapaz fica de pé o dia todo encostado em um poste sujo de uma avenida movimentada (sujeito a ser atropelado), exposto ao sol e a chuva, com uma placa pendurada no pescoço (sem contar o roteiro fascista) em troca de míseros reais e um sanduíche? E tem gente que acha normal? Desculpa. Isso pra mim não é normal”, lamentou.
“Não é culpa só da Construtora, a culpa também é do público consumidor que é convencido por uma propaganda como essa. A figura da propaganda vende mais do que o semblante do menino. Isso é terrível, terrível! Estou perplexa”, comentou uma usuária da rede social.
Resposta

Segundo o jornal Extra, a construtora Plano&Plano, responsável pela peça publicitária, se pronunciou por meio de nota argumentando que uma agência elaborou a publicidade e que a ação já foi encerrada.
“A Plano&Plano esclarece que contratou a empresa SSP Mídia Exterior, responsável pela contratação e gestão dos profissionais para realizar o trabalho. Vale considerar que a veiculação, objeto deste questionamento, aconteceu em período pré-determinado e não está mais no ar”, disse.
fonte:cdm