Zavascki vai relatar processo de André Vargas no STF

Agência Brasil.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai relatar parte da investigação da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, na qual o deputado federal paranaense André Vargas (sem partido) é citado. O processo foi distribuído hoje (16) para Zavascki, que também é relator de uma reclamação do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, contra decisão do juiz federal Sergio Moro, que determinou sua prisão.

André Vargas não é investigado na Operação Lava Jato, no entanto, a suspeita de envolvimento entre o parlamentar e o doleiro foi descoberta durante as investigações.

Inicialmente, a Polícia Federal teve dificuldade para concluir que o interlocutor André Vargas se tratava do deputado, mas com a quebra do sigilo telefônico, foi constatado que as mensagens, enviadas de celulares da marca BlackBerry, considerada mais segura devido à grande capacidade de ocultar a identidade dos usuários, partiram do número de identificação do aparelho pertencente ao parlamentar.

A relação entre Vargas e Youssef tornou-se conhecida por meio de uma reportagem da Folha de S.Paulo, publicada em abril, segundo a qual o deputado teria usado um avião do doleiro para uma viagem a João Pessoa. De acordo com a publicação, o empréstimo da aeronave foi discutido entre os dois por mensagens de texto. Em outras, Vargas e o doleiro discutiram assuntos relacionados a contratos com o Ministério da Saúde, por meio do Laboratório Labogen.