PCR inicia requalificação do Centro Albert Sabin

O prefeito Geraldo Julio (PSB) assinou, nesta segunda-feira (12), autorização para a reforma do Centro de Saúde Albert Sabin, localizado na Rua Padre Roma, no bairro da Tamarineira. A intervenção no equipamento, orçada em R$ 853,7 mil, deverá ser concluída em 150 dias e prevê melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias, além da pavimentação e do revestimento de piso e teto.

“Vamos realizar esta obra por setores, para que o atendimento continue normalmente aqui no centro. Muitas obras novas estão sendo feitas, como a construção do Hospital da Mulher, das Upinhas 24h e Upas Especialidades, mas também estamos cuidando da rede existente. Quase todas as unidades de saúde municipais estão em reforma e essa aqui é mais uma que precisa de uma infraestrutura mais adequada para o atendimento humanizado, ideal para a população “, destacou Geraldo.

Na reforma, também está prevista uma ampliação dos serviços bucais. Antes, o atendimento era de atenção básica e no centro apenas funcionava um ambulatório. Com a ampliação, a unidade ganhará um Centro de Especialidades Odontológicas, que também vai atender pessoas com necessidades especiais, fornecer próteses, realizar cirurgias bucais, além de um atendimento voltado para o câncer de boca.

Para complementar as ações na área da saúde, o prefeito também anunciou a implantação do programa Consultório na Rua (CnaR), que é uma política pública do Ministério da Saúde adotada pela Prefeitura do Recife para assistir população em situação de rua.

“A abordagem  do CnaR quer identificar as necessidades dessas pessoas em situação de vulnerabilidade e encaminhá-las para os equipamentos da rede municipal, e para um acompanhamento de sua situação, numa atenção integral á saúde, mobilizando tudo que for necessário: acompanhamento social, serviços de atenção à mulher, entre outros atendimentos”, afirmou o prefeito.

As equipes do CnaR do Recife são compostas por um psicólogo, um assistente social e dois técnicos sociais. O programa vai atender, inicialmente, pessoas em vulnerabilidade dos bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade, Ilha Joana Bezerra, Pina, Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Jordão, Ibura e Cohab.