Júri do caso Manoel Mattos será realizado em Pernambuco

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) deferiu hoje (8), por unanimidade, o pedido de desaforamento do julgamento dos acusados da morte do advogado Manoel Mattos, para a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), na subseção do Recife. As petições da turma foram ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela assistente de acusação Nair Ávila dos Anjos.

O julgamento, inicialmente marcado para novembro do ano passado, não foi realizado em razão da solicitação de dispensa por parte de alguns jurados, tendo sido remarcado para o mês seguinte pelo Juízo da 2ª Vara Federal da Paraíba. Entretanto, novamente não ocorreu, em razão da suspensão determinada em sede de liminar pelo TRF5, nos autos das Petições das Turmas 4486 e 4487, nas quais foi formulado pedido de desaforamento do julgamento.

De acordo com a relatora, desembargadora federal convocada Polyana Falcão Brito, as razões apresentadas pelos jurados que pediram dispensa da sessão de julgamento designada para novembro de 2013, na cidade de João Pessoa, deixam transparecer o temor em fazer parte numa eventual condenação de pessoas supostamente dotadas de periculosidade.

“Eu estou com muita esperança de que vai haver justiça, porque eu sei que aqui o corpo de jurados vai ser mais isento do que lá na Paraíba, porque lá tinha gente comprada e eu fiquei muito apreensiva. Por isso que eu estou lutando para que o julgamento venha para Pernambuco”, disse a mãe de Manoel Mattos e assistente de acusação Nair dos Anjos.