Na última segunda-feira (28/4), a presidente Dilma Rousseff recebeu um grupo de jornalistas da área esportiva no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), para debater os preparativos finais da Copa do Mundo.
Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma conversou com editores de esporte sobre a Copa
Entre os presentes estava o colunista Luiz Antônio Prósperi, do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o jornalista, foi um convite que a presidente fez a todos os editores de esportes dos principais jornais do país e emissoras de TV. “Estávamos em um grupo de pelo menos 12 jornalistas e tivemos uma longa conversa. Ela foi muito agradável, não discordou em falar sobre nenhum assunto”, disse ele à Rádio Estadão.
O encontro estava previsto para às 19h30. Com meia hora de atraso, Dilma chegou com disposição para falar com a imprensa e conversou com os profissionais até por volta da 1h da madrugada da última terça-feira (29/4).
Segundo Prósperi, a presidente destacou que quer fazer do Mundial uma marca contra o racismo, o que deve ser uma medida de peso decisivo. A polêmica com o jogador Daniel Alves foi mencionada e Dilma disse que pediu ao papa Francisco um manifesto contra o preconceito, o qual será lido na abertura do evento.
Dilma ressaltou que a Copa não deve interferir em seu processo eleitoral, defendeu os estádios e disse que os aeroportos estão prontos para receber a demanda. Ela pediu ainda que os jornalistas também defendam o Mundial. “Por favor, defendam a Copa. Ela é importante para o País. Eu acho que vai ser uma festa para o povo brasileiro”, disse.
Em matéria para O Estado de S. Paulo, Prosperi relatou com mais detalhes o encontro com a presidente. Segundo ele, Dilma foi “enérgica” ao falar de segurança no Mundial: “Ninguém vai encostar a mão nas delegações das seleções como fizeram com o ônibus da Itália na Copa das Confederações. A segurança vai ser total”.
A presidente também questionou aos repórteres se estavam colecionando as figurinhas do Mundial. Com uma resposta quase unânime, ela revelou que também tinha o seu álbum, que coleciona com o neto Gabriel.
Foram convidados para o encontro Dario Leite, chefe de redação da Seleção Brasileira da Record; Eduardo Zebini, vice-presidente da Fox Sports; João Palomino, editor-Chefe da ESPN; Marcelo Machado, editor coordenador de esporte do A Tarde; Marceu Vieira, editor de esporte de O Globo; Naief Haddad, editor de esporte da Folha de S.Paulo; Raul Costa, diretor-executivo da Sportv; Renato Ribeiro, diretor da Central Globo de Esporte; Rodrigo Hornhardt;chefe de Produção/Esporte do SBT; Rodrigo Muzell, editor de Copa da Zero Hora; José Humberto Candil, editor-executivo de Esportes da Band e Walter Matos Júnior, editor-chefe do Lance!, além dos ministros Thomas Traumann (Secom) e Aldo Rebelo (Ministério do Esportes).