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Jornal apresenta logo comemorativo de 50 anos
O jornal Zero Hora, em comemoração aos seus 50 anos, apresentou aos leitores, na última quinta-feira (1/5), uma reformulação editorial, gráfica e de marca, tanto no papel quanto no online, em tablets e nos celulares. Na noite da última quarta-feira (30/4), o reposicionamento foi apresentado para convidados em uma cerimônia na redação do jornal, em Porto Alegre.
“Vivemos em um momento de grandes transformações a partir de dois grandes fatores. Um é o público, que está mudando seu jeito de se relacionar e de consumir informação, e outro é a tecnologia, que está provocando impactos gigantescos no nosso modo de viver”, disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.
Uma das principais mudanças é a forma de ler o jornal. Antes as notícias estavam organizadas por “Política”, “Economia”, “Mundo”, “Geral”, “Polícia”, “Esportes” e “Segundo Caderno”. A partir de agora, serão quatro editorias: “Notícias”, “Sua Vida”, “Esporte” e “Segundo Caderno”. Novos colunistas, novos cadernos e cadernos reformulados, mudança de projeto gráfico, paleta de cores, tipografia, maior espaço para arte, ilustração e infografia, além de maior foco em vídeos complementam as novidades.
“Estamos nos organizando a partir da vida, da rotina e das necessidades dos nossos leitores e não mais pelo que era tradicional no jornalismo. Queremos que nossos leitores se vejam e se sintam cada dia mais representados e atendidos pelo nosso trabalho”, explicou Marta Gleich, diretora de redação de Zero Hora.
Outra inovação será a marca. O que era um apelido conhecido e carinhoso de Zero Hora vira a estrela da capa: apenas “ZH”, com Zero Hora escrito por extenso na lateral da sigla. A nova marca e o novo projeto gráfico, concebidos pelo designer Newton Bento, ganha também um ícone: o triângulo amarelo, inspirado nos feixes de luz, nos pins localizadores dos GPS, nas dobras de página ou nos marcadores de livros. As três pontas do triângulo também lembram as três plataformas onde está presente ZH: papel, online e mobile.
A Estação ZH será um espaço cultural itinerante, que estará montado nos principais parques de Porto Alegre até dezembro deste ano. O espaço terá shows, espetáculos infantis, pedalada e piquenique, inicialmente no Parque da Redenção, de 1º de maio até 15 de julho. Trata-se de um local de atrações e atividades gratuitas para o público, que vai funcionar dentro de um ambiente diferenciado em uma estrutura de 162 metros quadrados formada por seis módulos que lembram contêineres.
O portal zerohora.com será mais leve, com uma melhor organização da informação e da navegação, permitindo os conteúdos mais importantes e os espaços publicitários ganhem mais destaque. Além do lançamento do novo site para web, o endereço também será adaptável para navegação em celulares. A nova ZH também contará com novos aplicativos nativos para os smartphones Android e iOS.
Uma campanha publicitária dos 50 anos foi produzida pela agência Escala. Com o lema “Vire novas páginas”, que também remete ao ato de ler o jornal, o material traz um sentido de mudança da ZH, assim como na própria vida das pessoas.
O jornal também lança um livro comemorativo que estará disponível nos próximos dias para download gratuito em versão para tablets, onde virá acompanhado de conteúdos extras em áudio e vídeo. O material foi organizado pelo jornalista Moisés Mendes, de ZH, e editado por Pedro Haase. São 240 páginas com conteúdos que recontam a história de fatos retratados pelo jornal ao longo das décadas, desde 1964, e também com momentos marcantes da história do próprio jornal.