Hoje, o Nordeste lidera o ranking com a maior taxa de femicídios do Brasil. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada uma hora e meia uma mulher morre vítima de violência masculina no País. No Brasil, são apenas 475 Delegacias de Mulheres ou Postos Especializados de Atendimento à Mulher.
Na abertura do evento será realizada uma solenidade em homenagem às mulheres vítimas da ditadura militar e pela punição aos torturadores. O encontro vai debater ainda os problemas enfrentados pelas mulheres trabalhadoras, a exemplo da precarização dos trabalhos assumidos prioritariamente pelas mulheres, a diferença salarial, o assédio moral e a ausência de creches. Outro tema em pauta será a saúde pública. Entre os temas, os direitos reprodutivos das mulheres.
O Movimento Olga Benário decidiu sediar seu primeiro encontro nacional em Pernambuco devido ao Estado apresentar altos índices de violência. O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: encontronacionalolgabenario@gmail.com.
O Movimento foi fundado em de março de 2011 com o objetivo de se somar a outras organizações que buscam conscientizar as mulheres por direitos iguais, tendo em sua pauta a luta por políticas públicas que possibilitem condições de igualdade, e para pôr fim à dupla opressão e exploração a que as mulheres estão sujeitas em nossa sociedade.