ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA E DIA DE FESTA

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HNcXj2nybK4&w=420&h=315]

Fortaleza Ceará

Bandeira de Fortaleza

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim “Fortitudine”, que em português significa: “força, valor, coragem”.

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 500 194 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3 655 259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Fortaleza, tendo o 9º maior PIB municipal da nação e o maior do Nordeste, com 37,1 bilhões de reais (segundos os dados mais recentes de 2010), é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. Em 2010 foi a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais, segundo um estudo do Hotéis.com. No cenário nacional, a capital cearense ocupou a 4ª colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Chico Anysio e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa, em Portugal. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Fonte: Wikipédia.

Fortaleza tem mais de 2 milhões e 400 mil habitantes. É a quarta capital do país. Os números revelam o tamanho da responsabilidade que representa gerir uma cidade como Fortaleza e demonstra o grande interesse de brasileiros e estrangeiros que escolhem o bom clima de nossa cidade e a companhia da nossa gente na hora de definir suas moradias. Nosso povo é composto por cearenses de todo o estado e gente de todo lugar, que vêm compor um conjunto de pessoas acolhedoras, trabalhadoras e bem humoradas.

HISTÓRIA

A história de Fortaleza é provavelmente mais antiga, podemos dizer assim, que a do próprioDescobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500. Historiadores deBrasil, Espanha e Portugal ainda realizam calorosos debates sobre quemteria chegado primeiro ao litoral brasileiro, o navegador português Pedro Álvares Cabral, na Bahia, ou o espanhol Vicente Yañez Pinzón, queteria estado aqui, em 26 de janeiro ou 2 de fevereiro de 1500, na Pontado Mucuripe. 
 
NATUREZA

A beleza natural de nossas praias e a proximidade com o clima frio das serras próximas à capital cearense, como Maranguape, Baturité e Guaramiranga, estão entre os destaques que atraem grandes grupos à nossa cidade. Nas praias, a água morna e o sol, quase o ano inteiro, são bons motivos para férias ou temporadas de visita. Calmaria em alguns lugares, ventos e ondas em outros dividem banhistas, surfistas e praticantes de esportes aquáticos em geral. O que torna a capital do Ceará num grande destino turístico do Nordeste.

CULINÁRIA

Aliada à natureza está a culinária cearense, outro destaque. Peixada, caranguejo e o tradicional baião de dois estão entre as iguarias. Vindos do interior do estado estão o carneiro cozido, a carne do sol, a panelada, rabada e mais uma dezena de pratos fortes e deliciosos.

HUMOR

O talento de nossos humoristas, revelados nacionalmente, também movimenta a cidade quase todos os dias da semana. Shows acontecem em barracas de praias, restaurantes e teatros da cidade.

FORRÓ

O forró, ritmo conhecido pela alegria e sensualidade que transmite, ganha aqui novas leituras. De segunda a segunda, é possível dançar forró em Fortaleza. E quem não sabe não precisa se preocupar, tem sempre um(a) parceiro(a) gentil pra ensinar os primeiros passos.

ECONOMIA

Fortaleza possui um comércio muito atuante e diversificado, que em nada fica a dever aos maiores centros do país. Além do comércio do centro da cidade, dispõe de 10 shopping centers que atendem aos consumidores de seus principais bairros. Sua produção industrial está basicamente centrada nos ramos de vestuário e calçados, artefatos de tecidos, couros e peles – alimentos, extração e beneficiamento de minerais não-metálicos e produtos têxteis.

POLÍTICA DE GOVERNO

As potencialidades de nossas belezas naturais e a hospitalidade de nosso povo têm recebido atenção diferenciada na gestão Fortaleza Bela. Entre as ações está a criação da Secretaria de Turismo de Fortaleza para impulsionar a sustentabilidade da atividade turística do Município.

Destaque: nos últimos três anos, o revéillon popular realizado pela Prefeitura em vários locais da cidade. O ponto alto da festa são os shows no Aterro da Praia de Iracema. Na entrada de 2008, 500 mil pessoas estiveram por lá numa festa de paz e confraternização entre turistas e cearenses. Foi lindo de se ver.

Logo depois do revéllon, outra festa popular já caracteriza a cidade. São os blocos de Pré-Carnaval apoiados pela Prefeitura. Aqui, a festa mais democrática e popular do Brasil ganha ares de tradição com o Pré-Carnaval. Embalados por bandas de sopros e metais, charangas e percussão, além de um repertório repleto de marchinhas, frevos, xotes e sambas-enredos, os blocos de rua dão o tom familiar e festivo.

Fonte:onordeste.com/prefeituradefortaleza