O jornal belga De Morgen virou alvo de críticas após publicar, em sua edição impressa da última segunda-feira (24/3), uma imagem que mostra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle, com fisionomia de macacos.
Crédito:Reprodução

Michelle e Obama aparecem como macaco em montagem do jornal
De acordo com o Extra, a publicação que está sendo acusada de racismo pelos leitores, divulgou a montagem dias antes da visita prevista do representante americano ao país para ir ao Cemitério e Memorial americano Campo de Flandes, onde estão enterrados 368 soldados americanos mortos na Primeira Guerra Mundial.
A imagem foi impressa como se tivesse sido enviada pelo chefe de Estado Vladimir Putin. Além dela, outra fotografia mostra Obama com a inscrição “primeiro presidente negro dos EUA começa a vender maconha”.
Apesar de veiculadas na seção de sátira da publicação, as fotos do De Morgen foram compartilhadas nas redes sociais com diversas críticas. Por outro lado, há quem desculpe o jornal ao defender a liberdade de imprensa.
Depois da repercussão, o diário reconheceu o erro e pediu desculpas. “Quando você considera o fragmento fora do seu contexto, que funciona corretamente na seção de sátira, então você não vê a piada, mas apenas uma imagem que evoca puro racismo. Nós supomos erradamente que o racismo não é mais aceito, e que, desta forma, não poderia ser objeto de uma piada”, explicou.