PRF apreende madeiras clandestinas vindas do Pará

Por Letícia Lins*

É sempre de lá que vem. Já perdi as contas das vezes que a Polícia Rodoviária Federal faz apreensões de cargas de madeira irregular nas rodovias que cortam Pernambuco. E geralmente elas ocorrem entre as regiões do Agreste e do Sertão. Mas… principalmente no Sertão.

E a origem também não varia muito. Pois a maior parte da madeira irregular apreendida nas BRS – em toras ou prontas para uso – vêm do Pará. Ou seja, da Floresta Amazônica. Na semana passada, por exemplo, em apenas dois dias, foram apreendidas quatro cargas de madeira pela PRF.

As cargas foram apreendidas em Serra Talhada, a 412 quilômetros do Recife. Juntos, os quatro caminhões transportavam 235 metros cúbicos de madeira irregular. O flagrante foi feito durante operação de enfrentamento a crimes ambientais, na qual foram fiscalizados 279 veículos, 278 pessoas e emitidas 220 autuações.

As autuações foram, também, devido a outras infrações como veículos com emissão de gases tóxicos acima do permitido. A Operação contou com apoio do Ibama e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Mas no #OxeRecife fazemos sempre o registro de árvores vítimas de arboricídios, da motosserra insana. Degolas urbanas, erradicações e também perdas em outras regiões. Pode ser no Sertão, na Zona da Mata, no Cerrado ou no Matopiba.

*Jornalista do Oxe Recife