O deputado Sileno Guedes (PSB) cobrou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alepe), que o Governo de Pernambuco entregue as instalações da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte. A unidade de ensino teve a construção concluída no fim de 2022, mas, apesar de quase dois anos terem se passado, a atual gestão ainda não inaugurou o equipamento, que vem se deteriorando por falta de uso e manutenção.
Imagens divulgadas pelo parlamentar nas redes sociais mostram o prédio principal e a quadra esportiva erguidos, mas com mato tomando as áreas externas. Durante a cobrança em sessão plenária, o deputado foi informado por membros da base governista que a dificuldade no local seria referente ao fornecimento de energia elétrica, mas replicou indicando não ser razoável que, em quase dois anos de gestão, o governo Raquel Lyra não tenha priorizado a resolução de um problema burocrático que poderia levar mais qualidade no ensino a mais de mil alunos que, hoje, usam estruturas precárias.
“É mais um exemplo do descaso da gestão da governadora Raquel Lyra com a educação. Estou me referindo à EREM Tristão Ferreira Bessa, que tem instalações entregues prontas se deteriorando por falta de uso e mais de mil estudantes espalhados por diversas unidades. É importante o secretário de Educação chegar lá e determinar a abertura dessa escola, porque o que a gente quer é que os estudantes, os professores e os servidores possam ter acesso a esse equipamento”, afirmou Sileno.