O GIGANTE ROMERINHO. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES

Na contagem regressiva para as Eleições 2024, que acontece no próximo domingo (06/10/2024), o vereador Romerinho Jatobá reuniu 3 mil eleitores, no início da noite de sábado, no Clube da Fazenda, em Nova Descoberta, zona norte do Recife. O evento apoteótico contou com a presença do prefeito, João Campos, que voa em Céu de Brigadeiro rumo a reeleição.

Acompanho a trajetória política de Romerinho desde o nascedouro. No início de 2012, o então Governador do Estado, Eduardo Campos, reuniu seus pares para tratar das eleições municipais do Recife. Na composição dos nomes para concorrer a uma das vagas na Câmara de Vereadores, foi citado o nome de Romero Jatobá. Mas existiam dois Romero Jatobá: o pai e o filho. O grupo pensou logo no pai, que levava consigo a experiência de ter coordenado várias campanhas vitoriosas do ex-vereador, José Neves Filho. Mas Eduardo tinha os olhos e o pensamento voltados para o futuro. Logo definiu que o candidato seria aquele jovem que ele havia conhecido na Secretaria de Turismo.

A notícia da candidatura de Romerinho Jatobá surpreendeu a todos. Era uma aposta do governador Eduardo Campos dono de um feeling extraordinário e indiscutível.

Nos seus primeiros contatos com a população, mesmo sem o traquejo das velhas raposas, Romerinho causava boa impressão pela sua sinceridade. E o povo abraçou sua história. O jovem candidato apadrinhado pelo governador Eduardo Campos obteve 5.403 votos. Ficou como suplente. Foi convidado pelo prefeito Geraldo Júlio para assumir a Secretaria de Habitação. Saiu-se bem no desafio, mas logo foi ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano, que era o seu sonho.

Quando foi tomar posse, Romerinho ouviu do seu pai, Romero Jatobá, o seguinte conselho: “Faça diferente. Não seja um vereador de gabinete. Seja uma presença constante nas comunidades. É lá que você vai conhecer os problemas e as necessidades da população”.

Conselho dado, conselho assimilado.

Nas eleições de 2016 Romerinho contabilizou 9.088 votos. Como 14º vereador mais votado, foi eleito para ocupar a primeira secretaria executiva da Câmara Municipal do Recife. Sua atuação nas comunidades era elogiável. Nas eleições de 2020 obteve como resposta a sua desenvoltura, 11.500 votos. Foi o quinto vereador mais votado no geral, e o primeiro do partido, o PSB, que fez nada menos que 12 vereadores na última eleição.

O já experiente vereador Romerinho Jatobá foi eleito presidente da Câmara Municipal do Recife. Entrou para a história como o mais novo presidente da Casa de José Mariano. A chegada do prefeito João Campos parecia coisa do destino. Era como se estivesse sendo concretizado um sonho do saudoso Eduardo Campos.

Os laços da amizade entre Romerinho e João Campos se estreitaram. A dupla deu tão certo quanto café com leite e goiabada com queijo. O pensamento único dos dois proporcionou a multiplicação e agilização de ações em diversas áreas do Recife.

Romerinho Jatobá e João Campos foram recebidos como pop star no Clube da Fazenda, em Nova Descoberta. Levaram a multidão ao delírio em suas falas. Não fizeram promessas, ressaltaram apenas as ações e os trabalhos feitos.

O que defini como apoteose da campanha de Romerinho tem uma explicação: Amor não é verbo. Amor é ação. Eis porque ele se agiganta a cada eleição.