Do G1
Três suspeitos de armazenar e compartilhar imagens de abusos sexuais de crianças e adolescentes foram presos em duas operações deflagradas no Grande Recife, nesta quarta-feira (25), sendo uma da Polícia Federal (PF) e outra da Polícia Civil. Entre os alvos, estava um homem de 22 anos, que foi preso em flagrante, após ser pegado com o material.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na Operação Safe Children (que significa “criança segura”, em inglês), da Polícia Civil, e três de busca e apreensão na Operação Terabyte, da PF.
As duas operações foram realizadas para identificar e prender criminosos que agem na internet com o intuito de disseminar imagens de abuso infantojuvenil.
Na operação da PF, os mandados foram cumpridos no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e nas cidades de Igarassu e Camaragibe, na Região Metropolitana. Durante as buscas em Camaragibe, um repositor de estoque de supermercados, de 22 anos, foi preso com imagens e vídeos de abuso infantil.
Os policiais federais também apreenderam celulares, dispositivos eletrônicos, computadores e mídias de armazenamento que vão passar por perícia técnica, para localização e identificação de arquivos que evidenciem os crimes investigados.
Com relação à Operação Safe Children, os mandados foram cumpridos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e duas pessoas foram presas em flagrante.
Informações sobre as prisões serão divulgadas em uma coletiva de imprensa no Recife. no final da manhã desta quinta-feira (26).
Operação prendeu 60 suspeitos no país
No âmbito nacional, a Operação Terabyte cumpriu 144 mandados de busca e apreensão e prendeu 60 pessoas, em 24 unidades federativas, nesta quarta-feira (25).
Um dos presos foi um sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), com quem os policiais encontraram 5 mil arquivos com imagens de abuso e exploração sexual de menores.
Além do cumprimento dos mandados, também foi feito o resgate de uma vítima, de idade não informada, em Santa Catarina.
Durante a investigação, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes, de acordo com a PF.