A governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária de número 160, na última quarta-feira (18), no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, reforçando o combate à fome no Estado. A Cozinha Comunitária Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda é a segunda da cidade, a 66ª inaugurada em 2024 e a 105ª entregue pela atual gestão. As unidades entregam 200 refeições todos os dias, de segunda a sexta, para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastrada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
No local, a governadora conversou com beneficiários e profissionais e descerrou a placa de inauguração. “Pernambuco já conta com 160 cozinhas comunitárias e isso representa comida na mesa de quem mais precisa. Com esse investimento, nós chegamos a mais de 7 milhões de refeições distribuídas desde o início do nosso governo. E além do combate à fome, também contribuímos com oportunidades de trabalho para a região, já que as cozinheiras e outros profissionais envolvidos são daqui de Taquaritinga. Tudo isso representa um grande avanço na superação da pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e pernambucanas”, pontuou Lyra.
A cozinha é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e os municípios. E agora, Pernambuco alcança a marca de 700 mil refeições mensais através das suas cozinhas comunitárias. Segundo a gestão estadual, desde o início de 2024, já foram servidas cerca de 4.524.800 refeições, e o total acumulado entre 2023 e setembro de 2024 chega a 7.689.800 refeições.
Para o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a ampliação da rede de cozinhas comunitárias é um ganho para todo o Estado. “Desde o início da gestão, a governadora Raquel Lyra tem focado no combate à fome e à insegurança alimentar. Em 2023 havia apenas 55 equipamentos como esse no Estado, mas com investimento e determinação já chegamos a mais de 100 municípios e inauguramos 105 cozinhas”, afirmou.
A dona de casa Valdirene Maria Honorato, de 47 anos, afirmou que a cozinha comunitária de Taquaritinga do Norte representa a melhora na qualidade de vida para sua família. “Eu e meu marido fazemos bico e já pagamos aluguel, remédios. Nem sempre sobra dinheiro para comprar carne e lanche para nossos filhos. Mas, a partir de agora, minha família vai ter as refeições completas garantidas todos os dias”, comemorou.
A unidade recebeu o nome de Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda, filha de Severino Cordeiro de Arruda, chefe político local por 25 anos, e de Anália Cordeiro de Arruda. Deolinda construiu uma trajetória marcante ao lado de seu esposo, José Holanda Filho, ex-prefeito da cidade, chegando a transformar a sua casa em um ponto de acolhimento para a população vulnerável.
Presente na solenidade, o filho da homenageada, Fernando Holanda, agradeceu. “Essa cozinha dá continuidade ao trabalho feito por minha mãe, que dedicou a sua vida aos mais necessitados de Taquaritinga, do seu dever de cristã. Agradeço a governadora Raquel Lyra por esta linda homenagem”, afirmou.
As cozinhas comunitárias são parte do Programa Bom Prato, que é um dos módulos de atuação do Pernambuco Sem Fome. As unidades são monitoradas e apoiadas tecnicamente pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) como forma de garantir a excelência na execução. Além do almoço diário, o cardápio, elaborado por um nutricionista, varia semanalmente, atendendo os requisitos de uma alimentação balanceada e nutritiva para. A equipe da cozinha é composta por uma cozinheira, dois auxiliares, uma profissional de serviços gerais e uma nutricionista, que trabalham pela qualidade e eficiência no preparo e distribuição das refeições.