No Dia Mundial dos Oceanos, Nasa só quer saber de Cabo Frio

Agência especial norte-americana divulgou imagem de satélite da praia de “Cape Cold” e explicou por que a água é tão fria na região

Nasa compartilha imagem de Cabo Frio feita em satélite

A Nasa, agência espacial dos EUA, também se rendeu ao encanto de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro. Em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste sábado (08/06), ela publicou uma imagem de satélite da cidade, que em inglês chamou de “Cape Cold”.

“Relaxando no Brasil”, começa o post da agência norte-americana. “Localizada no leste do Rio de Janeiro, Cabo Frio é o português para ‘Cape Cold’ — chamada assim porque o oceano que a cerca é frio além do habitual”.

A agência explica por que a água de Cabo Frio costuma ser gelada: “ventos do nordeste que sopram pela costa da cidade empurram as águas quentes da superfície para longe da praia, permitindo que a água fria do fundo do oceano suba. Essa água tem muitos nutrientes e ajuda a alimentar o rico ecossistema das praias”. A imagem compartilhada pela agência foi registrada em 16 de setembro de 2023 pelo satélite Landsat 9.

Brasileiros logo encheram o post com comentários e bandeiras do país. “Se aumentar o zoom, dá para ver um monte de mineiros”, brincou um. “Até a Nasa querendo o engajamento brasileiro”, disse outro — se a intenção foi de fato essa, ela conseguiu.