Nesta quinta-feira (9), o magnata Elon Musk, proprietário da plataforma X (antiga Twitter), anunciou a doação de mil terminais de emergência da Starlink, uma empresa de internet via satélite, para o Rio Grande do Sul. O empresário também assegurou acesso gratuito à região até que ela se recupere. Essa não é a primeira vez que Musk toma uma decisão desse tipo; anteriormente, ele havia feito uma doação semelhante durante o conflito entre Ucrânia e Rússia.
O anúncio foi feito junto com o compartilhamento de um pedido de ajuda feito pela modelo Gisele Bündchen. No vídeo, a gaúcha descreve, em inglês, a extensão da tragédia no Sul do país e solicita doações para as áreas afetadas. Até o momento, são registrados 107 mortos e 164 mil desalojados.
“Dadas as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para equipes de emergência. E tornará gratuito o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere. Espero o melhor para o povo do Brasil”, anunciou Musk. Em sua publicação, ele compartilha um vídeo de Gisele Bündchen explicando a situação na região e pedindo por ajuda.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu a ajuda do bilionário.
“Obrigado, @elonmusk, pela doação de 1000 antenas de internet Starlink. Com este equipamento fornecendo serviço de dados e conectividade durante todo o período de calamidade, será de imenso valor durante a fase de reconstrução do nosso estado”, afirmou.
Fundada em 2015, a Starlink também é de propriedade de Musk e fornece internet em todo o mundo por meio de satélites da Space X, outro empreendimento do empresário sul-africano. O serviço é utilizado por mais de 10 mil usuários e tem uma velocidade média de conexão de 100 Mb/s.
Given the terrible flooding in Rio Grande do Sul, @Starlink will donate 1000 terminals to emergency responders and make usage for all terminals in the region free until the region has recovered.
I hope the best for the people of Brazil. pic.twitter.com/NK6kjz7Iag
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2024