Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
Depois de quase 16 meses fechado, o Palácio do Campos das Princesas reabriu as portas nesta sexta-feira (14). A partir de segunda-feira (17), o governador Eduardo Campos (PSB) volta a realizar os despachos do local.
Na reabertura do casarão, sede do governo desde 1841, o governador Eduardo Campos entrou no espaço acompanhado da primeira-dama, Renata Campos, do filho José e do caçula Miguel, que nasceu no último dia 28. A mãe de Campos, a ministra do TCU, Ana Arraes, também acompanhou o filho.
A entrada no palácio ganhou ares de posse, com direito à bênção do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Várias autoridades do Estado foram convidadas para a cerimônia. Estavam presentes os ex-governadores Roberto Magalhães e Mendonça Filho, o deputado estadual Inocêncio Oliveira (PR), Cadoca, o prefeito Geraldo Julio e a vereadora Priscila Krause, representando o pai Gustavo Krause (que assumiu o governo entre 86 e 87). O objetivo era prestigiar todos os ex-governadores do Estado.
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
O presidente do grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça, também percorreu os pavimentos do Palácio ao lado de Campos.
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
“É uma alegria muito grande poder entregar aos pernambucanos a restauração de um dos prédios mais importantes do nosso patrimônio histórico que é o Palácio do Campo das Princesas”, disse o governador Eduardo Campos.
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
Durante o discurso, ele também relembrou que a última reforma no casarão aconteceu no século passado, quando foi construído o segundo andar. “O trabalho [de restauro] começou em 2011, quando um grupo de trabalhadores começou a fazer a busca de vários profissionais de outras atividades para identificar exatamente as transformações pelas quais este prédio tinha passado ao longo dos anos.
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
A restauração do espaço resgatou as feições originais do edifício, removendo camadas de pintura e buscando as cores originais.
A cobertura da construção secular também ganhou reparos, inclusive com instalação de novas calhas, as claraboias, que receberam novos vidros, os vitrais e as fachadas que tiveram as colorações originais resgatadas.
Orçado em R$ 30, 6 milhões, o projeto foi financiado com patrocínio das empresas OI, FIAT, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf. Mais de 500 empregados trabalharam na restauração e modernização da sede do governo, que teve início em agosto de 2012. Ainda este ano, serão entregues os prédios anexos e o jardim, que também será totalmente restaurado.
VISITAÇÃO – A partir do próximo dia 20, o espaço estará aberto ao público, mediante agendamento prévio. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições.
Foto: Clemilson Campos/JC Imagem
fonte:jconline