Crédito:divulgação

Mauro Motoryn é presidente do MyFunCity e ex-CEO da 141 Soho Square
No mercado desde janeiro deste ano, a i.Brasil propõe ser um grupo focado em comunicação para a cidadania. Fundada pelos sócios Mauro Motoryn, presidente do MyFunCity, e ex-CEO da 141 Soho Square, e Izael Sinem Jr., ex-diretor de marketing da Nestlé, ex-presidente da Publicis e novo diretor de marketing do Corinthians, a agência é formada por cinco empresas e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
“As empresas têm de entender que não existe mais cliente e sim cidadão. Ele é o protagonista, cobra e exige seus direitos, quer ser bem atendido e ter qualidade de vida sem ter que passar horas no telefone para reclamar de um produto. As manifestações, cada vez mais recorrentes no país, estão aí para comprovar que o brasileiro está cansado de aturar algumas situações”, diz Motoryn.
IMPRENSA – Qual foi a principal motivação para criar a i.Brasil?
Mauro Motoryn – A principal motivação foram as mudanças significativas que estão transformando a vida do cidadão, principalmente o crescimento da área digital e o desenvolvimento econômico e social que integrou na sociedade trinta milhões de cidadãos. Percebemos que as marcas, produtos e serviços estão distante daquilo que é cidadania e precisam de uma nova abordagem para manter suas participações e relevâncias no mercado. O melhor exemplo disso são os “rolezinhos” ou o “funk ostentação”. As marcas querem que as pessoas consumam, mas não querem declarar que efetivamente são usadas por essa nova classe social. Há uma dissonância e é próximo disso que trabalhamos.
Qual será o principal diferencial de vocês?
Somos uma agência que tem como foco pensar o cidadão. Tudo o que fazemos parte desse novo entendimento. Oferecemos diversos tipos de serviço para a comunicação pública das empresas públicas e privadas.
Vocês propõem um novo conceito baseado no entendimento do cidadão, qual seria a melhor definição para essa abordagem?
As empresas têm de entender que não existe mais cliente e sim cidadão. Ele é o protagonista, cobra e exige seus direitos, quer ser bem atendido e ter qualidade de vida sem ter que passar horas no telefone para reclamar de um produto. As manifestações, cada vez mais recorrentes no país, estão aí para comprovar que o brasileiro está cansado de aturar algumas situações.
E o recado não é apenas para governos, serve também para as empresas. Elas possuem políticas que têm impacto direto na vida da população. Por isso, é necessário que as elas interajam com público o tempo todo e ampliem a abordagem voltada para o bem-estar das pessoas, sejam clientes, fornecedoras ou funcionárias da empresa.
Como vocês trabalharão a convergência social e digital?
A sociedade civil está cada vez mais organizada. Hoje mapeamos as necessidades do cidadão rua a rua, bairro a bairro. Seja por meio de meios digitais ou das entidades que o representam. O cruzamento disso é a convergência social e digital.
Quais são as ferramentas que o grupo desenvolveu para trabalhar esse foco?
Nós temos uma plataforma exclusiva chamada MyFunCity, que capta em tempo real os sentimentos do cidadão e sua interação com causas, produtos, marcas e serviços. Em 2013, ela foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como melhor plataforma digital para a cidadania. A ferramenta pode ser customizada de acordo com as necessidades de cada empresa, permitindo que ela interaja com seu público-alvo em tempo real, online.
A plataforma permite que os cidadãos avaliem diversos aspectos da marca, produto ou do que a empresa desejar. É rápido, fácil de usar e sem a burocracia de um SAC tradicional, por exemplo. E a empresa recebe informações fornecidas pelo próprio público minuto a minuto. Dessa forma, o MyFunCity é mais do que um estudo de tendências, permite a orientação e redirecionamento de ações de marketing e/ou programas focados em diversos públicos. Além disso, ON&OFF é umaaddnetwork que concilia a mídia digital com a tradicional, buscando uma efetividade e proximidade maior junto ao cidadão.
O grupo é formado por quantas empresas? Quais são elas?
O grupo i.Brasil é formado por cinco empresas e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A MFC Brasil é a responsável por criar e desenvolver produtos e serviços voltados para inovação, inteligência competitiva e integração de canais. Sua plataforma pode ser adequada para cada cliente – agências ou anunciantes – e utilizada para planejamento e pesquisa de mercado. Para planejar, criar e desenvolver os projetos digitais, a i.Brasil possui a Taxi, que tem experiência em todas as plataformas digitais, sejam elas mobile, web, games, ou live interaction.
Além disso, realiza também o monitoramento quantitativo e qualitativo das redes sociais em tempo real. Já a ON & OFF NETWORK entra com a expertise da mídia online com métricas de offline: alcance, frequência e GRP no target. A empresa possui a primeira plataforma de mídia digital com impacto de mídia de massa do mundo. A FitYou (especializada em promoção, eventos e castings) e a i.Brasil Sales (focada em vendas por conversão) completam o time.
fonte:PI