Parque Apipucos Maximiano Campos é reinaugurado

Hoje foi entregue à população do Recife o Parque Apipucos Maximiano Campos, que é um importante equipamento de lazer da cidade.

O advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo Campos e tio de João Campos, não gostou do tamanho da placa que homenageia seu pai, Maximiniano Campos, no Parque Apipucos, entregue hoje à população

O Instituto Maximiano Campos e Antônio Campos, gestor do nome cultural e da obra de Maximiano, por força do inventário do escritor, havia alertado, por mais de uma vez, formalmente, a Prefeitura do Recife, para que fosse cumprida a Lei Municipal, sancionada pelo prefeito João da Costa, que dava nome ao Parque , uma vez que em todas as placas da obra de revitalização, na atual gestão, somente constava Parque Apipucos.

Hoje, na inauguração, restou demonstrado que a Prefeitura do Recife, na atual gestão, diminuiu a homenagem, colocando apenas uma diminuta placa de quase nenhuma visibilidade, o que contrasta com as homenagens, em outros parques do Recife, a outros escritores ou personalidades.

A União Brasileira de Escritores/ PE já emitiu na data de hoje uma nota que reivindica que a homenagem se dê na proporção devida e justa à importância do homenageado. Já foi solicitado à OAB/PE, através da Comissão de Cultura, que a mesma se pronuncie sobre o assunto, já que o escritor era também advogado.

O legado de Maximiano Campos é algo que engrandece as melhores tradições literárias e de resistência democrática na história de Pernambuco, tendo casado com a filha de Miguel Arraes, Ana Arraes, logo após o golpe militar de 1964, tendo sido seu casamento realizado na Base Militar da Aeronáutica, no Recife, cercado por forças militares, o que foi objeto de registro na série de livros sobre a ditadura, de Elio Gaspari, ante a singularidade na forma da realização da cerimônia de casamento.

O Instituto Maximiano Campos e o seu filho, Antônio Campos, lutarão pela justa homenagem, ora diminuída, o que não aconteceu em outros monumentos ou museus em outras cidades do Estado de Pernambuco, como Goiana, que possui o Museu de Arte Sacra Maximiano Campos, com o devido destaque do nome e também, a Escola Técnica Maximiano Campos, em Jaboatão dos Guararapes.

Instituto Maximiano Campos/ Antônio Campos,

Recife, 16 de setembro de 2023