O Brasil não tem ideia do que é uma universidade. Excerto do blog de Naomar de Almeida Filho (https://www.rebelmouse.com/naomaralmeida/)
“Nos Estados Unidos, jovens ingressam em universidades. No Brasil, jovens ingressam em cursos universitários. Esse é uma diferença profunda entre os dois sistemas. Se um aluno de uma instituição federal de ensino consegue vencer as barreiras absurdas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular, está praticamente preso a um curso escolhido enquanto cursava o ensino médio e, portanto, enquanto se encontrava longe de qualquer ambiente universitário.
Se esse aluno percebe que o curso escolhido não está de acordo com seu perfil pessoal, dificilmente terá chances de conseguir transferência. A burocracia é muito complicada e para poucos. Um aluno frustrado com o curso que escolheu provavelmente terá que se submeter ao Enem e ao vestibular de novo ou simplesmente desistir, como muitos fazem. Já em uma universidade americana, privada ou estadual, o recém-ingresso encontra a oportunidade de conhecer todas as diferentes realidades das opções disponíveis para graduação.
Ele tem chance de escolher seu futuro profissional a partir de um ambiente genuinamente universitário. No Brasil, as ifes operam como instituições poliversitárias. E esse modelo é copiado por instituições estaduais e privadas do ensino superior brasileiro. Logo, o Brasil não tem ideia do que é uma universidade. Um sistema de ensino superior que exige de um adolescente a escolha de seu curso superior antes de ingressar em qualquer universidade é um sistema que negligencia sua juventude”.
Por Adonai Sant’Anna, em “Scientific American Brasil”, fevereiro de 2013