Daniel Silveira será chamado para depor sobre suas relações com Marcos do Val

PF pediu a prisão de Marcos do Val, mas o Supremo negou

Cesar Tralli
g1 Política

A Polícia Federal (PF) chamará para depor o ex-deputado Daniel Silveira, no âmbito das investigações envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Na investigação, a PF encontrou conversas entre Silveira e o senador, indicando que agiram em conjunto na tentativa de sabotar investigações relacionadas ao 8 de janeiro e fazer ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), à PF e a outros envolvidos nas apurações sobre responsabilidades nos atos golpistas em Brasília.

Em fevereiro, Marcos do Val acusou o ex-deputado Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de organizarem uma reunião, em dezembro de 2022, para propor o envolvimento do senador em um plano golpista.

“SALVAR O BRASIL” – O senador compartilhou em suas redes sociais suposta troca de mensagens com Silveira, sobre uma “operação restrita a um círculo de 5 pessoas” para impedir a posse de Lula. “Se aceitar a missão, parafraseando o 01, salvamos o Brasil”, diz a mensagem divulgada por Marcos do Val.

Nesta quinta-feira (15), a Polícia Federal fez buscas em endereços ligados ao senador Marcos do Val em Brasília e no Espírito Santo. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também determinou que do Val deve prestar depoimento.

Do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro. Nos endereços do senador, foram apreendidos materiais como computadores e pen drives. O celular dele também foi apreendido, e será levado para perícia.