Fenaj e sindicatos se unem em ação conjunta contra a Rede Globo

Devido às demissões que a Rede Globo tem feito nos últimos dias, a emissora está sendo alvo de uma ação conjunta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, que se uniram para lutar contra as demissões. O comunicado, publicado no site do órgão nacional, fala em “etarismo” e “desmonte da profissão”.

Na última terça-feira, foi enviada à TV Globo um ofício “em caráter urgente para tratar das demissões que começaram a ocorrer nos diferentes estados onde a emissora está sediada”. O documento afirma que ficaram sabendo dos cortes durante uma reunião.

“Na manhã do dia 4 de abril, enquanto o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realizava uma assembleia da campanha salarial de Rádio e TV, jornalistas foram surpreendidos com as demissões que atingiram diferentes editorias do jornalismo da Rede Globo. Ao longo da tarde, mais desligamentos foram confirmados, incluindo as praças de Pernambuco e Minas Gerais”, diz o documento.

Segundo o comunicado, nas primeiras horas de ontem, ocorreram demissões em São Paulo, sendo que, até então, já tinham sido demitidos cinco jornalistas. Com isso, há a “apreensão geral é que a direção da empresa anunciará mais cortes ao longo do dia”.