ANIVERSÁRIO DA SEDE – ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS COMPLETA 50 ANOS NA SEDE ATUAL

Jornal O PODER

A Academia Pernambucana de Letras foi criada em janeiro de 1901, em dependência do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, cedida para sua instalação.
Em 1966, durante a gestão de Luiz Delgado, o governador Paulo Pessoa Guerra desapropriou o solar que foi residência do Barão Rodrigues Mendes (João José Rodrigues Mendes), na atual Avenida Ruy Barbosa. Projetado pelo arquiteto Louis Léger Vauthier, concluído em 1870, o solar foi doado à Academia Pernambucana de Letras e tombado pelo Patrimônio Histórico. A partir da desapropriação, a Acaddmia passou a ter aí sua sede permanente, formalmente instalada em 6 de março de 1973. O atual decano e presidente de honra da instituição, Marcos Vinícius Vilaça, então Secretário de Estado foi um dos grandes batalhadores para que o solar fosse recuperado e pudesse sediar a Academia.

ATRAÇÕES

A sede da Academia Pernambucana de Letras tem museu, biblioteca, auditório e amplo estacionamento. É uma das mais belas edificações do Recife. O grande desafio das sucessivas gestões é manter a complexa construção e seu acervo em perfeitas condições, já que a Academia não dispõe de nenhuma receita regular.