Henrique de Souza Filho, o Henfil, nasceu em 5 de fevereiro de 1944 e comemoraria, nesta quarta-feira (5/2), 70 anos de vida. O criador de personagens como a Graúna, bode Francisco Orellana, Cangaceiro Zeferino e os Fradinhos, foi conhecido por usar a arte dos quadrinhos para expressar críticas a diversos setores da sociedade brasileira.
Crédito:Divulgação

Henfil completaria 70 anos
Henfil começou a carreira de cartunista na década de 1960, publicando desenhos na Revista Alterosas e no Diário de Minas. O trabalho do cartunista ganhou notoriedade, principalmente, na revista satírica O Pasquim, que marcou a renovação da linguagem jornalística no Brasil.
Segundo reportagem especial de O Estado de S. Paulo, a crítica aos problemas sociais do País, em especial os anos de ditadura militar, e o slogan “Diretas Já”, são algumas das marcas de seu trabalho. Henfil morreu em 1988, aos 43 anos, vítima da Aids.
Uma parceria entre a ONG Henfil e o Instituto Henfil está viabilizando a reedição das 31 revistasFradim, publicadas por Henfil entre os anos de 1971 e 1980. Os primeiros títulos ficaram prontos em setembro passado, e mais de uma dezena está à venda exclusivamente pela internet. A coleção deve estar completa até o fim do semestre.