OAB-MG nomeia cachorro como diretor de comissão especial

Beethoven é um cachorro monocular vítima de maus-tratos que foi adotado por uma advogada de MG

Beethoven Fernandes Moreira, novo diretor da OAB-MG Foto: Reprodução Instagram @bethovem_monocular_

A Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG) tomou a decisão de nomear um cachorro como diretor da Comissão de Direito dos Animais (CDA). A decisão foi anunciada com grande alegria e emoção pela presidente do colegiado, Fernanda Moraes de São José.

O animal nomeado é Beethoven Fernandes Moreira, um cão da raça Shih-Tzu que foi escolhido para a Coordenadoria de Combate aos Maus-Tratos. De acordo com a advogada Fernanda, Beethoven é filho bichológico” de uma das advogadas na comissão.

Fernanda de São José esclareceu nas redes sociais que trata de uma nomeação simbólica. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o combate aos maus-tratos.

– Trata-se de uma nomeação simbólica que visa, sobretudo, chamar a atenção da sociedade para o combate aos maus-tratos e para o fato de que objetivar os animais não humanos é uma ideia defasada e inaceitável em um Estado verdadeiramente Democrático de Direito – explica a presidente da CDA.

E continua:

– Atualmente, existem inúmeras pesquisas científicas comprovando que animais não humanos são seres sencientes assim como nós, animais humanos, e que estudos realizados demonstram que alguns animais possuem a maturidade e o discernimento de uma criança com 8 anos de idade – diz ela.