PT, PSDB e DEM trocam de liderança na Câmara Federal

Hylda Cavalcanti
Rede Brasil Atual

A Câmara dos Deputados abriu trabalhos deste ano com a confirmação dos nomes de vários parlamentares como novos líderes partidários. Dentre os partidos que se anteciparam e definiram seus líderes destacam-se PT, PMDB, PSDB, PROS e SDD.

O deputado Vicentinho (SP) assumiu a liderança do Partido dos Trabalhadores logo após a sessão solene. Como havia sido anunciado ao final de dezembro do ano passado, Eduardo Cunha (RJ) foi reconduzido à liderança do PMDB. O baiano Antônio Imbassahy vai substituir o paulista Carlos Sampaio e, a partir de agora, passa a liderar a bancada do PSDB. O deputado Mendonça Filho (PE) assume o posto até então ocupado por Ronaldo Caiado (GO) e fica responsável pela ala do DEM.

PROS e SDD decidiram manter os nomes de Givaldo Carimbão (AL) e Fernando Francischini (PR), respectivamente, assim como o Partido Progressista, que continua sob a liderança do deputado Eduardo da Fonte (PE).

As demais lideranças, tanto da Câmara Federal como do Senado, serão definidas pelas legendas até a próxima quinta-feira (5). Nesse período, serão escolhidos também os nomes dos parlamentares que comporão as novas comissões técnicas.

Uma das principais discussões diz respeito à mudança de comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. As bancadas do PT, PCdoB, PSOL e PSB se reúnem ainda hoje (4) para definir o nome a ser indicado à presidência do colegiado.

Contudo, apesar das articulações, os parlamentares sabem que para conseguir ampliar o número de integrantes da base na Comissão de Direitos Humanos terão que ser negociadas vagas atualmente asseguradas nas comissões de Finanças e Tributação, Relações Exteriores e de Administração Pública, Trabalho e Previdência.