Sochi, sede das Olimpíadas de Inverno, ordena morte de cães de rua na Rússi

Diretor-geral de companhia de controle de pragas não explicou se cachorros são mortos a tiros ou envenenados

Uma companhia de controle de pestes que mata cachorros de rua em Sochi, na Rússia, há anos disse à Associated Press nesta segunda-feira que tem um contrato para exterminar mais animais durante as Olimpíadas de Inverno.

AP

Policial observa seu cão brincando com cachorro de rua perto do aeroporto de Sochi, Rússia (27/1)

Alexei Sorokin, diretor-geral da firma de controle de pestes Basya Services, disse que sua companhia está envolvida no que ele descreveu como “captura e eliminação” de cães. Sorokin se recusou a especificar se eles matam o animal a tiros ou envenenado ou para onde levam as carcaças.

Milhares de cachorros estão pelas ruas de Sochi, disse Sorokin, e alguns deles estão “mordendo crianças”.

Sorokin contou que compareceu ao ensaio de uma cerimônia de abertura das Olimpíadas na semana passada e viu um cão caminhando entre as pessoas que participavam da apresentação.

“Um cão invadiu o Estádio Fisht, e nós o levamos”, afirmou. “Deus não permita que algo assim aconteça na verdadeira cerimônia de abertura. Isso seria uma desgraça para todo o país.”

Cães de rua não são incomuns em Sochi e nas áreas adjacentes, e muitos tendem a se concentrar perto de áreas de construção onde têm chances de conseguir alimentos e abrigos dos pedreiros. Eles até conseguiram entrar dentro do Parque Olímpico.

A companhia de Sorokin opera na região de Krasnodar, que engloba Sochi e a área vizinha. Sorokin rejeitou dizer quantos cães eles matam por ano, chamando isso de “um segredo comercial”.

Krivonosov disse que retirar os cachorros das ruas da Rússia era uma “responsabilidade à comunidade internacional e que a eliminação é a forma mais rápida de resolver o problema”. Ele reconheceu, entretanto, que essa “não é a forma mais humana” de lidar com o problema, afirmando que as autoridades deveriam encorajar o estabelecimento de abrigos para cães.

No ano passado, a prefeitura de Sochi anunciou um contrato para “capturar e eliminar” os cães de rua em Sochi, mas ativistas de animais protestaram contra a medida. Autoridades prometeram desistir da prática e construir abrigos. Segundo os ativistas, não há provas de que houve qualquer construção nesse sentido.

Matar os cachorros a tiros têm sido uma prática comum em muitas regiões da Rússia apesar dos esforços dos ativistas de pressionar as autoridades para formas mais humanas de lidar com a questão.

*Com AP