obras podem ficar prontas somente no final de 2014

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Em audiência pública realizada ontem na Câmara de Vereadores do Recife, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), afirmou que 63% das obras da Via Mangue estão concluídas, fato que pode fazer com que os serviços só sejam concluídos em novembro de 2014. Caso a estimativa esteja correta, a obra só ficará pronta cinco meses depois da Copa do Mundo.
De acordo com relatório apresentado pelo TCE, com dados colhidos até o mês passado, as obras estão andando em ritmo acelerado, porém, a via elevada e a ampliação da Ponte Paulo Guerra estão muito atrasadas, o que pode influir na conclusão dos trabalhos. Obras complementares como iluminação e asfaltamento também foram criticadas pelo tribunal.
De acordo com a vereadora Priscila Krause, coordenadora da audiência, a Prefeitura do Recife precisa deixar claro para a população quando a Via Mangue será entregue. “Todas as informações referentes aos prazos das obras devem ser repassados à população. Vale ressaltar também a importância de deixar claro que medidas estão sendo adotadas para resolver os problemas ligados a atrasos na execução dos trabalhos”, afirmou a vereadora.
O secretário de Infraestrutura do Recife, Nilton Mota, no entanto, disse que a obra será entregue em abril de 2014. “Quando recebemos a obra, em janeiro deste ano, ela estava com apenas 40% das obras concluídas. Até o mês passado, segundo os números da prefeitura, nós já tínhamos concluído 83% dos serviços. Se continuarmos neste ritmo, até abril do ano que vem toda a Via Mangue estará pronta”, pontuou.
Quando questionado a respeito da divergência entre os números apresentados na audiência pelo TCE e os dados da PCR, Mota foi enfático. “Existe um atraso normal entre as informações que o tribunal recebe e as que a Prefeitura tem, pois o Executivo municipal está à frente dos serviços, portanto tem acesso às primeiras informações. Toda a obra está dentro do cronograma”, concluiu o secretário.
JC