Saco de gatos

CARLOS CHAGAS

 CONFIRMAÇÃO – O que vínhamos prevendo há dias acaba de ser confirmado por Roberto Jefferson, em entrevista à Folha de S. Paulo. Caso ele venha a ser preso em Brasília, a situação ficará delicada e ruim. Porque tem uma relação complicada, inamistosa e horrível com José Dirceu, José Genoíno, Delubio Soares, Waldemar da Costa Neto e Pedro Henry. Acresce que funcionou como advogado assistente da acusação do processo do assassinato do juiz Irajá Pimentel. Oito condenados pelo crime cumprem pena na Papuda.

A perspectiva de confrontos é clara, já que todos os referidos estão condenados a prisão semi-aberta, ou seja, conviverão no mesmo estabelecimento.

É claro que a Justiça não pode estar submetida a conveniências pessoais dos presos, nem às suas idiossincrasias. Mas evitar conflitos capazes de gerar consequências imprevisíveis é dever do Estado. Juizes não são sacerdotes nem pastores, mas um mínimo de cautela está em suas obrigações. Roberto Jefferson bem que poderia ser recolhido a uma penitenciária do Rio de Janeiro, sem necessidade de ser conduzido à capital federal. Não seria privilégio algum.