Preta Gil marca ida aos EUA para tratamento: “Semana que vem”

Cantora passará por método experimental contra o câncer

Gilberto, Preta e Flora Gil Foto: Arquivo Pessoal

Preta Gil confirmou sua ida aos Estados Unidos para a continuação de seu tratamento contra o câncer em um comunicado para as redes sociais feito nesta quarta-feira (7). Ela, que esteve internada recentemente, anunciou após a alta hospitalar que sairá do Brasil na próxima semana. A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023.

– Passei a última semana internada no Hospital Sírio-Libanês sob os cuidados da minha amada equipe médica! Já estou em casa e sempre cercada pelos meus amores! Sigo aqui me fortalecendo para semana que vem começar uma nova etapa do meu tratamento nos Estados Unidos! – escreveu na legenda da postagem.

Nas fotos, Preta aparece com amigos e familiares, entre o pai, Gilberto Gil, a madrasta Flora Gil, Daniela Mercury, Carolina Dieckmann, entre outros.

A cantora já havia programado sua ida aos Estados Unidos em março. Os planos, porém, foram adiados após duas internações: uma de mais de 15 dias que ocorreu em abril e a última, a qual recebeu alta apenas em maio.

ENTENDA
A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de “remissão”. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, no entanto, a doença voltou a se manifestar, e Preta realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A ida aos Estados Unidos foi adiada por causa de uma internação de mais de 15 dias que ocorreu em abril.

*AE