Ato convocado por Boulos contra anistia foi um fiasco

  O ato convocado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) neste domingo (30) na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 5.500 pessoas, número abaixo do esperado pelos organizadores. A manifestação visava protestar contra a aprovação do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A baixa adesão ao evento gerou críticas e ironias por parte de opositores. O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) zombaram da mobilização nas redes sociais, com Nikolas afirmando que “se o Bolsonaro comer um pastel na Paulista, dá mais gente”.

Além de São Paulo, outras capitais brasileiras registraram manifestações semelhantes, como Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Belém (PA), São Luís (MA), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). No entanto, a participação também foi considerada modesta nessas localidades.

A baixa adesão levanta questionamentos sobre a capacidade de mobilização da esquerda em contraponto às manifestações recentes da direita, especialmente considerando o contexto político atual e as discussões em torno do projeto de anistia.