
O governo do estado de Pernambuco por meio da secretaria estado de educação abriu inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com mais de 21 mil inscrições disponíveis.
Segundo o órgão estadual, ao todo são 21.317 vagas em 496 unidades de ensino que estão distribuídas no estado e aqueles que estiverem interessados devem ir para a escola mais próxima de sua residência, onde haja a disponibilidade da modalidade.
A EJA é uma modalidade de ensino que atende à população que não teve acesso aos estudos ou à possibilidade de continuá-los na educação básica em idade própria, em conformidade aos artigos 37 e 38, da Lei Federal nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN). Na Rede Estadual, o ensino fundamental da EJA se organiza em oito módulos semestrais com a duração total de quatro anos. Já o ensino médio da EJA tem duração de 18 meses e é dividido em três módulos, sendo um por semestre.
Podem se inscrever em uma das 2.742 vagas destinadas para o ensino fundamental da EJA pessoas que tenham mais de 15 anos completos na data da matrícula, sem limite de idade. Já para as 18.575 vagas voltadas para o ensino médio, os candidatos interessados em concluir os estudos precisam ter 18 anos completos no ato da inscrição, também sem limite de idade. A Educação de Jovens e Adultos também é ofertada nas áreas rurais, nos territórios quilombolas e indígenas, além de atender pessoas privadas de liberdade.
Para efetivar a matrícula nos módulos do ensino fundamental, o candidato precisa ter em mãos uma foto 3×4; RG e CPF (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original). Já para o ensino médio da EJA, o candidato deve apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original), Declaração Provisória ou Histórico Escolar; foto 3×4; RG e CPF; comprovante de residência (cópia e original). Em ambos os casos, o candidato que for trabalhador deve levar o comprovante de vínculo para justificar possíveis atrasos nas aulas.
A Rede Estadual de Pernambuco também dispõe de quatro Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), dentro das 496 unidades de ensino que ofertam a EJA. Esses centros são exclusivamente para esta modalidade de ensino, ofertando aulas nos três turnos (manhã, tarde e noite). Os Cejas ficam nos municípios de Petrolina e Arcoverde, além de dois que se encontram no Recife, nos bairros de Tejipió e Santo Amaro.
Clique AQUI e confira as escolas que ofertam a EJA.