O bairro de Brasília Teimosa ganha Museu dos Sonhos Vivos no Recife

Por Letícia Lins*

À primeira vista, a paisagem acima até lembra as intervenções daquele programa oficial “Mais Vida nos Morros”, que agora é só “Mais Vida”, e que teve início colorindo e repaginando os altos do Recife, chegando depois aos bairros da parte baixa da cidade. Mas a semelhança fica por aí. O que vocês observam na foto acima é resultado do projeto “Museu dos Sonhos Vivos em Brasília Teimosa”, iniciativa que anteriormente já havia beneficiado o bairro da Bomba do Hemetério (Zona Norte) e que agora chega ao bairro popular mais conhecido da Zona Sul da capital. A revitalização de área de convivência, conhecida como Praça do Porto da Vila da Prata, vai ser inaugurada com festa aberta, a partir das 18h30 dessa quinta-feira (14).

Para celebrar a rica cultura local, a festa contará com apresentação do Maracatu Nação Erê. O evento será uma oportunidade para vivenciar a energia contagiante da cultura pernambucana e celebrar a força da comunidade de Brasília Teimosa. A Praça do Porto da Vila da Prata, palco da festa, é um local simbólico para a comunidade, representando a união entre a história, a cultura e o desenvolvimento social do bairro, construída pelos próprios moradores. O Porto inclusive é o local de partida da tradicional Barqueata de São Pedro, que mobiliza o bairro anualmente no mês de junho.

O Museu dos Sonhos Vivos foi idealizado pela artista pernambucana Karinne Costa, que tem bastante experiência em  projetos sociais, cultura, educação e mobilização comunitária. Seu projeto foi premiado no Edital Jovens Ideias, do Instituto Elos, que pratica em rede nacional uma série de iniciativas em diversas frentes, para atender às necessidades apontadas pelas comunidades. O Museu  é fruto de um processo colaborativo que reuniu moradores, artistas e voluntários em torno do objetivo de preservar e celebrar a rica história de Brasília Teimosa.

O projeto, inspirado na Metodologia Elos, promoveu a investigação da memória viva do bairro, a troca de saberes entre gerações e a criação de um museu virtual com documentos históricos, materiais audiovisuais e memórias compartilhadas pelos moradores. A iniciativa contou com o apoio do edital Jovens no Clima 2024 e da Prefeitura do Recife, que contribuiu com equipes da EMLURB, Secretaria de Agricultura Urbana e Secretaria de Inovação Urbana (que executa o Mais Vida).

À noite, também haverá o lançamento do museu virtual, um espaço online que permitirá o acesso a memória e a história de Brasília Teimosa e da Bomba do Hemetério, lugar onde aconteceu a primeira edição do projeto. Além disso, haverá um balanço das atividades realizadas durante o projeto, mostrando o impacto positivo da iniciativa na comunidade. “A festa será um momento de alegria, união e celebração da identidade de Brasília Teimosa. Contamos com a presença de todos!”, informa o Museu dos Sonhos Vivos.

*Jornalista do Oxe Recife