Campanha entra na última semana

Por Blog da Folha

No último fim de semana completo de campanha do segundo turno, candidatos à Prefeitura de Olinda e Paulista foram às ruas tentar conquistar os votos dos eleitores. Os postulantes tiveram seus projetos políticos reforçados por cabos eleitorais de expressão estadual e nacional.

No último sábado, os candidatos à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD), focaram suas atenções na busca do voto feminino, com a participação de lideranças mulheres.

A candidata do PSD apostou na participação do seu ato de rua da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) e da prefeita reeleita de Igarassu, Professora Elcione (PSDB). As gestoras realizaram uma caminhada no bairro Cidade Tabajara.

Na ocasião, Raquel Lyra garantiu engajamento na campanha da aliada. “Hoje estou aqui como militante de Mirella, pois sei que ela está preparada. Trabalhou na prefeitura em diversas secretarias e conhece o povo dessa cidade. Faltam oito dias para a eleição, e a gente só pode tirar o pé da rua com a certeza de que temos cada voto na mão e a vitória garantida nas urnas”, declarou Raquel Lyra.

Lideranças

Em Peixinhos, o candidato Vinicius Castello promoveu uma “caminhada das mulheres” e ganhou o reforço de lideranças nacionais como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O ato também contou com a presença da ministra Luciana Santos (PCdoB); da senadora Teresa Leitão (PT) e da deputada estadual Dani Portela (PSOL).

Na ocasião, as lideranças enfatizaram não ser necessário ser mulher para ter compromisso com a pauta feminina. Gleisi Hoffmann registrou que não basta ser mulher para ter compromisso com as mulheres. Já a senadora Teresa Leitão (PT) sublinhou que as mulheres têm consciência do que representa eleger um prefeito cujas políticas públicas estejam voltadas para as mulheres.

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enfatizou abraçar a pauta das mulheres e ressaltar a importância de eleger mulheres. “Mas não é qualquer mulher. Ela deve representar as nossas lutas, as nossas pautas e o compromisso com a diversidade de Olinda, compromissos prioritários da campanha de Vinicius.”

Embate

Durante o ato, críticas do ministro das Relações Institucionais ao prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), criaram um embate entre as campanhas do PT e PSD. Alexandre Padilha criticou a gestão do atual administrador da cidade e o gestor criticou o tom adotado pelo auxiliar federal.

Por sua vez, Mirella Almeida rebateu às indiretas de aliadas de Vinicius Castello sobre seu envolvimento com a pauta feminina. “Eu não sou qualquer mulher, eu sou uma mulher com muita competência, com muita história. Nascida e criada em Olinda”, afirmou.

Paulista

Em Paulista, Raquel Lyra e Priscila Krause reforçaram o palanque do candidato Ramos (PSDB), na manhã de ontem. Eles realizaram carreata que partiu do bairro Jardim Paulista e seguiu por Paratibe, Aurora, Centro, Maranguape I e Maranguape II, finalizando no Janga.

Da mesma forma que fez com Mirella Almeida, a governadora fez questão de defender o projeto do correligionário.

“Hoje tomamos as ruas de Paulista com a onda azul. Foram três horas de caminhada, e o sentimento é de que Ramos e Felipe (Andrade, candidato a vice-prefeito) estão prontos para fazer a mudança que a cidade precisa”, afirmou Raquel Lyra.

Já Ramos reforçou a importância de buscar o voto até o último segundo, para garantir a vitória nas urnas.

“Estou pronto, preparado e querendo. Esperamos muito por esse momento, e vamos governar junto com todos e para todos”, ressaltou Ramos.

Por outro lado, o candidato Junior Matuto (PSB) não teve agendas públicas durante o fim de semana. Em vídeo publicado nas redes sociais, o socialista compartilhou imagens de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também voltou a apostar no apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), como um ativo da sua candidatura.

“Temos um vizinho que está fazendo uma gestão de referência no Estado e no País, que é João Campos. Ele também se colocou à disposição, com sua técnica, sua experiência, e em parceria com o Governo Federal transformou a vida do povo do Recife. Está lá o carimbo do presidente Lula e do prefeito João Campos. E o que deu certo no Recife, eu quero que, com a ajuda do senhor (Lula), dê certo em Paulista”, declarou Matuto, em conversa gravada com o gestor federal.