Maria Lectícia e José Paulo Cavalcanti Filho ao lado de Tony Ramos e Lidiane Barbosa
A Academia Brasileira de Letras (ABL) deu início às festividades de comemoração dos seus 127 anos de história com uma cerimônia marcante que aconteceu ontem, dia 18 de julho de 2024. O evento destacou-se pela entrega do Prêmio Machado de Assis, o mais antigo e prestigiado prêmio literário do país, à renomada poeta mineira Adélia Prado, em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Representando a homenageada, a filha de Adélia, Ana Prado, foi quem recebeu o prêmio.
Durante a cerimônia, o ator Tony Ramos emocionou o público ao recitar 13 poemas de autoria de Adélia Prado, destacando a profundidade e a sensibilidade de sua produção literária. Além do Prêmio Machado de Assis, outras honrarias foram entregues na ocasião. O jornalista Thomaz Souto Corrêa foi agraciado com a medalha João Ribeiro, em reconhecimento ao seu notável trabalho no setor editorial e cultural. Já a medalha Machado de Assis foi entregue ao escritor Gilberto Araújo por sua significativa contribuição à ABL.
A Academia Brasileira de Letras, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, teve sua origem em 15 de dezembro de 1896, com a realização da primeira sessão preparatória na redação da Revista Brasileira. A fundação oficial ocorreu em 20 de julho de 1897, resultado dos jantares organizados pela Revista, que foram fundamentais para a criação da Academia. Desde então, a ABL tem se mantido como a principal referência cultural no país, promovendo e preservando a literatura e a língua portuguesa.
As festividades em comemoração aos 127 anos da ABL seguem com uma série de eventos culturais e literários, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização da cultura brasileira.