Lula: É preciso de mais mulheres no governo para melhorar gestão

Recentemente, o petista substituiu as ministras Ana Moser e Daniela Carneiro por homens

Presidente Lula Foto: EFE/ André Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (17), que o governo precisa de mais mulheres. Atualmente, dos 39 ministérios, apenas nove pastas são comandadas por mulheres. No começo da gestão, em janeiro de 2023, eram 11 mulheres – Ana Moser foi demitida do Ministério do Esporte para dar lugar a André Fufuca e Daniela Carneiro saiu da pasta do Turismo, hoje ocupada por Celso Sabino.

Para o Supremo Tribunal Federal (STF), só neste mandato, Lula indicou dois nomes, ambos do sexo masculino.

– Quero cumprimentar nossa querida companheira Esther Dweck ministra da Gestão, que é outra companheira que faz jus à gente ter trazido mais mulheres para o governo e faz a gente ter a ideia de que é preciso de mais mulheres ainda para que o governo fique melhor – declarou o petista em discurso no encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O petista disse que sua mulher, Janja Lula da Silva, o instruiu a tomar cuidado com as palavras em seu discurso, porque a plateia do evento tem “sensibilidade aguçada”. O presidente afirmou que precisava aprender com os presentes na solenidade sobre como se direcionar às pessoas com deficiência.

Lula também disse que governantes precisam de fiscalização, no sentido de ser importante para o governo as cobranças da sociedade civil.

– Uma pessoa com deficiência não está impossibilitada de nada. Muito menos de dizer o que pensa, o que deseja, e fazer as críticas necessárias que têm que fazer aos governantes. Porque governantes precisa (sic) de fiscalização, governante precisa de acompanhamento – declarou o petista.

Desde que iniciou seu terceiro mandato no Planalto, o petista não vem sendo nada feliz em seus comentários. Declarações de improviso, falas irrefletidas, descuido com o impacto das declarações no mercado financeiro. Não é incomum ouvir de políticos da oposição:

– Lula abre a boca, a bolsa [de valores] cai.

*Com informações AE