Índia: Mais uma tragédia religiosa

Sobe 116 pessoas foram esmagadas até a morte em uma reunião religiosa hindu no norte da Índia nesta terça-feira, 2 de julho.



Uma multidão se reuniu para celebrar a divindade hindu Shiva na cidade de Hathras, localizada a cerca de 140 quilômetros a sudeste de Nova Delhi, mas uma feroz tempestade de poeira provocou pânico quando as pessoas estavam saindo. Muitos foram esmagados ou pisoteados, caindo um em cima do outro, com alguns entrando em colapso – um verdadeiro caos.

A maioria dos mortos eram mulheres e crianças, de acordo com o diretor médico estadual Umesh Kumar Tripathi, que disse aos repórteres que “muitos feridos” haviam sido internados no hospital.

Mulheres chorando e homens chorando se reuniram do lado de fora de um necrotério na cidade de Etah, onde muitos dos mortos foram levados, buscando notícias de seus parentes.

O primeiro-ministro Narendra Modi anunciou um pacote de compensação de US$ 2.400 para os parentes mais próximos daqueles que morreram e US$ 600 para os feridos no “incidente trágico”. “Minhas condolências estão com aqueles que perderam seus entes queridos… Desejo a rápida recuperação de todos os feridos”, escreveu Modi na plataforma de mídia social X.

Ver tradução