Após primeiro debate na corrida eleitoral de 2024, desempenho de Joe Biden contra Trump levanta preocupações sobre candidatura do democrata
“Foi um choque”, afirma o guru do Partido Democrata David Axelrod assim que terminou o primeiro debate presidencial entre Joe Biden e Donald Trump. “Eu o amo, mas foi doloroso vê-lo assim”, comentou Van Jones, comentarista político da CNN. E John King, que é correspondente político da rede Atlanta, revela que há uma grande preocupação nos círculos democratas após a atuação do presidente. Assim que Joe Biden subiu ao palco, convidado a subir primeiro pelos moderadores Dana Bash e Jake Tapper, ficou claro para milhões de americanos que algo estava errado: sua voz estava baixa, rouca, ele quase teve dificuldade para falar e sair do palco.
Os dois adversários – pela primeira vez eram o presidente em exercício e um ex-presidente – que nem sequer se cumprimentaram, e o debate começa imediatamente com as questões mais aguardadas: a inflação, pela qual se culpam, o corte de impostos para os ricos, que Trump defende, e depois o aborto. Aqui Trump esclarece a sua posição: acredita nas exceções – violação, incesto, risco de morte da mãe – e sustenta que os estados devem decidir. “Eles, por outro lado, são radicais”, diz, apontando para Biden. “Eu apoio Roe v. Wade”, responde o presidente, referindo-se à decisão de 1973 que garantia o aborto a nível federal e que foi cancelada há dois anos pelo Tribunal.
As trocas continuam confusas: saltamos da inflação para a imigração, da Rússia para a economia. À medida que o debate se aproximava do fim, os dois adversários responderam sobre a questão da idade. Biden lembra que foi durante muito tempo o mais jovem na política e diz que os seus sucessos como presidente são a prova de que está à altura da tarefa. Trump relembra os dois testes cognitivos que realizou como presidente, que passaram com louvor, e convidou Biden a fazer o mesmo. Ao final eles acabam falando sobre suas habilidades atléticas e suas desvantagens no golfe.
O jogo está claro, o Partido Democrático está em crise e não descarta a possibilidade de substituir Biden após um desempenho de baixa performance no debate. A pesquisa rápida da CNN mostra que Trump venceu facilmente o debate presidencial, com 67% contra 33% de Biden.